Escolas de Reiki
Reiki Usui Tibetano
A iniciação ao Reiki coloca a pessoa em contato com a energia, que estará disponível em suas mãos e poderá ser utilizada sempre que necessário para promover o equilíbrio e a harmonia nos níveis físico, emocional, mental e espiritual.
O curso é uma vivencia muito rica dentro da energia maravilhosa do Reiki que possibilita compreender e aprimorar o caminho de autoconhecimento, equilíbrio, evolução pessoal e cura.
O aluno passará pela sintonização, limpando e potencializando o canal da energia Reiki no praticante.
Nossa escola de Reiki Ocidental baseia-se na seguinte linhagem:
Mikao Usui / Chujiro Hayashi / Hawayo Takata / Phyllis Lei Furomoto (Reiki Usui) e Iris Ishikuro (Reiki Tibetano)
E, baseados também na Escola: Gendai Reiki Ho, incluímos em nossos ensinamentos todas as técnicas originais japonesas.
Assim, você, querido aluno, que resolveu confiar em nós, será agraciado com uma das mais completas formações em Reiki; ou seja, aprenderá o Reiki Usui, o Reiki Tibetano e as técnicas originais que na maioria das escolas é omitida ou é dada em curso à parte.
Jikiden Reiki
“Jikiden Reiki” significa ensino direto do Reiki e adquire mais de 65 anos de experiência sem qualquer influência externa, correspondendo ao Reiki que Chujiro Hayashi Sensei ensinava nos seus seminários, (T. Yamaguchi Sensei).
Chujiro Hayashi Sensei, foi o único aluno de Mikao Usui Sensei que teve autorização de Usui para formar o seu próprio Instituto em 1925, na região de Shinano-cho, em Tóquio, divulgando ativamente o método de cura descoberto por Mikao Usui Sensei, que se chama “Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho”, – “Método de tratamento de Reiki Usui para melhorar o corpo e a mente”.
Este é o método ensinado pela Sra. Chiyoko Yamaguchi, que morreu em 19 de agosto de 2003, e por seu filho, Tadao Yamaguchi, Diretor do Jikiden Reiki Kenkyu-Kai (Centro de Pesquisa Jikiden Reiki). O método foi a maneira encontrada por eles para re-introduzir o Reiki original japonês tanto no Japão como no resto do mundo.
Jikiden Reiki costuma dizer que Reiki é Reiki, não existe o melhor estilo ou escola. Uma das poucas diferenças desta escola é que enquanto algumas escolas ocidentais focam o Reiki mais para um caminho de Desenvolvimento Pessoal, a escola japonesa Jikiden tem um foco maior no uso da técnica para a cura direta.
No Jikiden Reiki o modo pelo qual símbolos e mantras são usados e compreendidos é diferente de como isso é feito no Ocidente:
– “Shirushis”: Seu poder está na forma e são apenas traçados, sem necessidade de pronunciá-los
– “Jumons”: São traçados e seu poder está na sua pronúncia em voz alta
– “Kotodamas”: Palavras ou frases com poder espiritual que precisam ser pronunciados em voz alta. A recitação do Gokai (em japonês) por exemplo, é um Kotodama.
Karuna Reiki®
O Sistema Karuna Reiki®, foi desenvolvido pelo Mestre William Lee Rand através de símbolos trazidos por vários mestres de Reiki no inicio dos anos 90. Mestre William Rand, juntou os símbolos com os quais se harmonizou e foi guiado a desenvolver um processo de sintonização, dando-lhe o nome de Karuna Reiki®.
Karuna é uma palavra sânscrita, usada no Budismo e Hinduísmo, significa em sentido lato, compaixão e num sentido mais abrangente, “ação compassiva”, ação para diminuir o sofrimento tanto nosso como nos outros, resultando a unidade entre os seres.
O Karuna, tal como o Reiki, não é uma religião, embora muitos praticantes recebam orientação e cura de seres espirituais ao usar e aplicar esta energia.
É um método semelhante ao Reiki Usui tradicional e utilizado em conjunto formam um sistema de cura e evolução muito eficaz. Karuna Reiki® trabalha ao nível físico, emocional, mental e espiritual e atua diretamente na memória das células, permitindo que o processo de cura seja mais rápido e eficaz.
Gendai Reiki
O “Gendai-Reiki-Ho” é um método totalmente intuitivo e espiritual. Apesar de o Reiki não ser uma religião, é importante lembrar que o Sensei Usui era Zen Budista. A filosofia consiste na busca da iluminação através do autoconhecimento, uma busca que ultrapassa os obstáculos mentais criados por nós mesmos e visa o encontro da verdade em seu estado puro. O Zen pode ser classificado como uma variação do Budismo Tradicional Tibetano.
No Oriente nenhuma das artes pode ser aprendida sem que tenha sido sentida e vivenciada. A vida é uma sucessão de lições que devem ser vividas para serem compreendidas. No Reiki Tradicional Japonês, não há obrigatoriedade de uma explicação racional. Os orientais alegam que a mente não entende, quem entende é o coração. Mesmo um sábio sabe que não sabe. A verdade absoluta está acima do nosso alcance.
O reikiano é apenas um veiculo, um canal para o Poder Universal, através do qual a energia se adensa e transita.
O tempo não parece importante durante uma sessão, no Sistema Tradicional Japonês. Não faz muito sentido um tempo exata para todos os locais de aplicação, pois a necessidade de cada região é diferente. Na eternidade o tempo não conta. Um bilionésimo de segundo pode ter a duração de uma vida em outro nível de percepção. A experiência do Reiki não pode ser definida pela mecânica de Newton, cujo sistema mede o tempo linear. O tempo vivenciado numa sessão de reiki não se mensura pelo relógio, que é um aparelho newtoniano. O mais importante para o Reiki Tradicional Japonês é a delicadeza com a qual a energia é transmitida.
Na técnica japonesa as mãos conduzem a sessão.
Durante uma sessão de Reiki, nem todo o pensamento do reikiano é intuitivo. Pode ocorrer ao reikiano equivocar-se e confundir o seu próprio pensamento com uma intuição. Mesmo que a intuição do reikiano não esteja bem desenvolvida o Reiki sempre funciona, a não ser que o reikiano esteja bloqueado energeticamente.
Muitos querem saber quanto tempo depois da iniciação o reikiano começa a receber “insghts”. Tudo ocorre no momento certo. Uma rosa, quando em botão, ainda não exala seu perfume, que só vem no momento exato. Um reikiano só receberá “insghts” com o tempo e com a experimentação constante. A intuição obedece a um roteiro progressista, que se aperfeiçoa não só pelo uso regular do Reiki, como pela experimentação e estudo adequado. A subida dos degraus da evolução exigem esforços próprios. O caminho seguro para o reikiano desenvolver sua intuição é a perseverança. O primeiro passo é saber que todos a têm, e, então, usá-la. Par ativá-la, o mais importante é a sua harmonização interna, o relaxamento e a criação de um estado apropriado da mente, conhecido como centramento ou centralização do coração. Esta condição é conseguida realizando, antes, as técnicas de meditação Gassho e a oração (Reiji-Ho). Esse alinhamento com a energia universal abrirá os chakras do transmissor através da rendição do ego e dos desejos. Estando centrado e sintonizado totalmente com o propósito de canalizar o Reiki, o reikiano criará um melhor estado para trabalhar intuitivamente.
Confie na sabedoria interna, acalme seus pensamentos superficiais e poderá ouvir a voz interna. Em cada caminho espiritual, lembre-se que a confiança é a base para o verdadeiro desenvolvimento, que cresce gradualmente, com a pratica constante. Com o tempo, fica mais fácil para o reikiano receber informações em nível intuitivo.