História, o Fundador

SENSEI MIKAO USUI, o fundador do Reiki

Usui MikaoPor volta de 1865, não havia escola primária em Taniai, e assim as crianças da aldeia frequentavam a escola anexa ao templo budista (“Terakoya” em japonês). Na época isso era comum em todas as regiões do pais e não significava que as crianças se tornariam mais tarde monges ou freiras.

Depois de concluir a Terakoya, Usui Sensei se mudou para uma aldeia vizinha a fim de cursar o ensino secundário. É provável que Sadako Suzuki, sua futura mulher, tenha nascido ali.

A partir desse ponto na vida de Usui Sensei, as informações se tornam cada vez mais escassas. Sabemos que ele desposou Sadako e teve dois filhos com ela, o filho Fuji (nascido em 1908) e a filha Toshiko (nascida em 1913) Fuji Usui faleceu em 1946, com apenas 38 anos de idade. Toshiko morreu ainda mais jovem, em 1935. Os dois foram sepultados no cemitério Saihoji, ao lado de seus pais.

Segundo Koyama Sensei, penúltima presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai, Usui exerceu muitas profissões em sua vida. Foi uma vida cheia de altos e baixos. Usui foi jornalista durante algum tempo, depois voltou a trabalhar como funcionário de prisões, fez serviços sociais, foi funcionário publico e militou por algum tempo como missionário de um grupo xintoísta.

Além disso, Koyama Sensei conta que Usui Sensei foi secretário particular do politico Shimpei Goto e com base em suas atividades como secretario, se relacionava com muitos políticos influentes e fez varias viagens ao exterior.
Depois de se afastar do posto, Usui Sensei se estabeleceu como empresário mas os negócios não deram certo para ele e se viu em grandes dificuldades financeiras tendo que decretar falência.

Segundo Koyama Sensei, depois da falência de sua empresa Usui Sensei passou por uma espécie de crise de identidade que o levou a questionar o sentido da vida. Em busca do “anjin ryumei”, estado de absoluto equilíbrio interior e exterior, Usui concluiu por volta de 1919 um estágio de três anos de meditação e jejum num templo zen-budista em Kyoto.
Depois de três anos de retiro espiritual, Usui Sensei pediu ao abade um conselho sobre como deveria continuar sua busca. O abade retrucou que só havia um único caminho para Mikao Usui, já eu ele não conseguira alcançar a iluminação depois de três anos no templo: a morte do corpo físico.

Assim, em março de 1922, Usui Sensei começou no Monte Kurama um período de jejum que deveria leva-lo à morte. Não sabemos se ele seguia uma técnica especifica de meditação. É provável que ele tenha armado seu acampamento bem longe da entrada, em algum lugar da floresta, para não ser incomodado e também para não assustar algum peregrino.

Koyama Sensei conta que Usui Sensei ficou mais de vinte dias no monte Kurama sentado na posição Gassho, com a mente absolutamente vazia e sem pensamentos. No ultimo dia de sua viagem interior, aconteceu então aquilo que ele havia esperado em vão por tanto tempo. À noite, sentado sob um abrigo na montanha, uma espécie de relâmpago o atingiu na testa e ele desmaiou. Perdeu a noção do tempo e não percebeu quanto tempo ficou nesse estado. Quando voltou a si, todo o seu corpo estava possuído por uma força nova. Ele se sentia cheio de luz e energia. Nunca antes estivera tão bem disposto. Foi assim que ele conheceu o REIKI. “Talvez”, pensou ele, “seja isso que o abade quis dizer com anjin ryumei.”
Essa vivencia mudou radicalmente sua vida – e a nossa.

Depois da iluminação

Usui Sensei foi ao encontro do abade, que ficou muito satisfeito com a noticia trazida pelo discípulo. Ele confirmou que Usui tinha experimentado o anjin ryumei e recomendou-lhe que começasse o trabalho imediatamente e ensinasse o que aprendera. Disse-lhe que o poder terapêutico era um efeito secundário da vivencia espiritual e que a partir daquele momento Usui deveria curar o mundo e seus habitantes com esse poder.

A Usui Reiki Ryoho Gakkai:
Assim, Usui Sensei voltou para o mundo e, um mês mais tarde, em abril de 1922, fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai. A associação não era uma comunidade religiosa, Usui teve o grande mérito de não transformá-la numa seita.

O objetivo da associação era seguir o grande Reiki e trabalhar com ele e com a saúde de cada praticante de forma disciplinada, todos os dias. O Reiki era encarado como a força espiritual do universo. Embora o universo esteja repleto de Reiki, a cura de si mesmo e das outras pessoas exige muito trabalho. A prática do Reiki Ryoho significa que o praticante deseja felicidade, saúde e bem estar para todos os seres vivos.

Koyama Sensei escreve sobre os membros do grupo : “cada membro deve zelar por sua própria saúde, formar seu caráter e purificar seu coração. Para continuar saudável, cuide de si mesmo, coma e durma bem. Abasteça-se cm o Reiki todos os dias. O Reiki cura todas as regiões do corpo e ajuda a fortalecer a capacidade de resistência do organismo. Ajuda a regenerar as celular e estimula todos os órgãos internos, e assim o praticante não precisa de remédios nem operações.”

O Grande Sismo de Kanto, em 1923

usui e seus alunosNo dia 1º. De setembro de 1923, a região de Tokyo viveu o terremoto mais violento do Japão. Usui e seus alunos socorreram muitas pessoas e, a partir dai, o Reiki ficou conhecido em todos o pais. Durante meses atenderam vitimas do tremor, praticando varias centenas de milhares de sessões terapêuticas.

Depois do terremoto ele resolveu formar Mestres de Reiki para compartilhar seu saber com toda a humanidade. Usui Sensei viajou por todo o Japão ensinando o Reiki. Numa dessas viagens, ele sofreu um derrame cerebral com formação de coagulo e faleceu em 9 de março de 1926 em Fukuyama, na província de Horoshima, no Sul do Japão. A morte ocorreu durante o trabalho, no momento em que Usui ensinava um grupo de alunos. Ele já havia sobrevivido a dois AVCs.

Como era Mikao Usui

Usui era uma pessoa muito cordial, simples e humilde. Tinha um corpo saudável e bem proporcionado. Nunca se vangloriava de seus feitos e trazia sempre um sorriso nos lábios.
Resolvia problemas com determinação, sinceridade, tranquilidade e paciência. Era muito cauteloso e circunspecto em atos e palavras. Tinha também muitos talentos extraordinários.
Gostava de ler e possuía conhecimentos abrangentes em matéria de psicologia, medicina, fórmulas mágicas, fisionomia, clarividência e teologia das religiões orientais e ocidentais.
Sem duvida, seus esforços incansáveis para aprender e reunir novos conhecimentos foram decisivos para que ele recebesse a iluminação do Reiki e entendesse como empregar a energia.

O objetivo do Reiki não é só curar doenças, mas também promover o fortalecimento de talentos naturais já existentes, o equilíbrio da mente, a saúde do corpo e, com isso a conquista da felicidade.

Fonte
Isto é Reki, das origens tradicionais japonesas ao uso prático – cura para o corpo, a mente e o espírito; PETTER, Frank Arjava; Ed. Pensamento – 2013 – São Paulo.